Cicalfer Atacadista

Todas Categorias
fale com a gente
pelo whatsapp
Cadastrar
(19) 3854.9400
Construção civil imobiliária domina ranking de obras

Empresas que atuam no segmento são as mais otimistas no 2º semestre de 2020, revela sondagem de julho da CNI

Entre as 100 construtoras que mais têm obras em andamento no Brasil, 100% estão ligadas à construção imobiliária – casas, prédios residenciais, edifícios corporativos e galpões industriais. É o que revela o ranking da INTEC do Brasil. Foi a primeira vez que a Construtech mediu o desempenho das empresas que atuam no país. A definição do ranking teve como principal critério o volume de m2 construído nos 12 meses anteriores à apuração de dados para a composição da lista, que foi fechada em maio de 2020.

As 10 principais construtoras, segundo o ranking, são as seguintes: 1ª Direcional; 2ª Pacaembu; 3ª Toledo Ferrari; 4ª BN Engenharia; 5ª Construtora Tenda; 6ª Grupo Plaenge; 7ª Construtora Cyrela; 8ª Cury Construtora; 9ª MPD; 10ª Caprem. A lista também destaca empresas com atuação regional, que são Thá Engenharia, no Sul; Moura Debeux, no Nordeste; Toledo Ferrari, no Sudeste; Construtora Capital, no Norte, e Consciente Construtora, no Centro-Oeste.

A coordenadora da pesquisa que resultou no ranking, Yanka Alencar, afirma que o objetivo é mostrar também como as construtoras estão inovando e se reinventando, e como elas influenciam a cadeia produtiva e comercial da construção civil. “O volume de metros quadrados é o principal critério, mas também o tipo de empreendimento e a qualidade da obra influenciam na classificação, o que a torna mais justa e acessível para construtoras de todos os portes”, destaca.

Sondagem da CNI também mostra que otimismo está em construtoras do setor imobiliário

Se o ranking da INTEC do Brasil é dominado pela construção civil imobiliária, o mesmo acontece com a mais recente edição da Sondagem da Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O boletim de julho mostra que os mais otimistas são exatamente os que atuam em obras do setor imobiliário. Entre os que operam no segmento, a expectativa para os próximos 6 meses está mais próxima da linha dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

Isso sinaliza que os empresários esperam estabilidade do nível de atividade (50,1 pontos) e queda menos acentuada no emprego (49,4 pontos), assim como nas compras de matérias-primas (49,5 pontos) e em novos empreendimentos e serviços (48 pontos), já que esses índices estão pouco abaixo dos 50 pontos.  “Embora os indicadores continuem abaixo dos 50 pontos, sinalizando queda, houve uma redução significativa nessa tendência, o que contribuiu para que os empresários estejam mais confiantes, principalmente os do setor imobiliário”, comenta o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

A Sondagem da Indústria da Construção foi realizada de 1º a 13 de julho, com 453 construtoras e incorporadoras, sendo 159 de pequeno porte, 196 de médio porte e 98 de grande porte.  Essa foi a 3ª alta consecutiva do índice, após quedas em março e abril. Entre a equipe da CNI que elabora a pesquisa, existe a expectativa de que na próxima medição, a ser divulgada em agosto, o otimismo da construção civil já se aproxime da média histórica de 53,5 pontos, alavancada principalmente pela construção civil imobiliária.

Acesse o ranking 2020 das 100 empresas que mais constroem no Brasil

Entrevistado
INTEC do Brasil e Confederação Nacional da Indústria (via assessoria de imprensa)

Contato
[email protected]
[email protected]

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

Fonte: https://www.cimentoitambe.com.br/construcao-civil-imobiliaria-domina-ranking-de-obras/