Economistas esperam alta de 0,6% no PIB do 3º trimestre
A taxa de crescimento deve ser metade daquela observada nos três meses anteriores.
A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre deste ano deve ser metade daquela observada nos três meses anteriores, considerando as projeções colhidas pelo Valor e os dados divulgados pelo IBGE até o momento. A desaceleração da atividade no período já era esperada pelos economistas, por causa das turbulências externas e da política monetária local bastante restritiva. Ainda assim, a avaliação é que o desempenho do PIB de julho a setembro pode ter sido até melhor do que o antecipado, com o setor de serviços demonstrando resiliência maior e o mercado de trabalho ainda aquecido.
A mediana de 75 projeções de instituições financeiras e consultorias colhidas até a última sexta-feira aponta para alta de 0,6% do PIB no terceiro trimestre, ante o segundo, quando subiu 1,2%. O dado oficial do IBGE para o terceiro trimestre será divulgado na quinta-feira, 1, bem como eventuais revisões para os trimestres anteriores, que o instituto tradicionalmente realiza nessa época do ano.
Na comparação interanual, pode haver até ligeira aceleração do PIB, de 3,2% no segundo trimestre para 3,6% no terceiro, de acordo com a mediana de 71 instituições.
Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/11/28/economistas-esperam-alta-de-06percent-no-pib-do-3o-trimestre.ghtml