Cicalfer Atacadista

Todas Categorias
fale com a gente
pelo whatsapp
Cadastrar
(19) 3854.9400
Indústria de materiais de construção apresenta sinais positivos

Indústria de materiais de construção apresenta sinais positivos

Resultado positivo, segundo a ABRAMAT, reflete a recuperação e o fortalecimento do setor

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor.

O estudo indica que em junho de 2024 o faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção apresentou crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior, com expansão de 1,2%. Em relação ao mês anterior, também houve aumento de 0,4%. Baseado nesses dados, a ABRAMAT prevê crescimento de 3% este ano no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2023.

“Esse é um indicativo claro de que a indústria de materiais de construção está em uma trajetória de recuperação e fortalecimento, apesar da leve retração observada em maio”, afirma o presidente executivo da ABRAMAT, Rodrigo Navarro. “O cenário atual da indústria de materiais de construção apresenta sinais positivos que merecem reconhecimento, ainda que mantendo uma postura cautelosa. Estamos otimistas com o crescimento observado até o momento, impulsionado por programas como o Minha Casa Minha Vida (MCMV), obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e retomada de obras paradas, o lançamento do Nova Indústria Brasil (NIB), além do bom desempenho do setor imobiliário”, explica. “Esses fatores têm contribuído significativamente para o desempenho do setor”, diz Navarro.

Apesar dos bons resultados, ele lembra que ainda há situações que merecem atenção. “Devemos considerar pontos de atenção como a taxa de juros ainda elevada, endividamento das famílias, as discussões pendentes em torno da reforma tributária e um maior combate à falta de conformidade técnica e fiscal”, pondera.

No entanto, esta onda de otimismo é impulsionada pela retomada de investimentos em infraestrutura e construção civil, além de políticas governamentais voltadas para o setor, que visam acelerar a geração de empregos e renda. 

Com relação às projeções até o final do ano, o presidente diz estar otimista. “As perspectivas para o setor da indústria de materiais de construção são promissoras até o final do ano. Continuaremos a trabalhar de forma integrada com nossos associados, membros, parceiros e Governo para superar os muitos desafios existentes e alcançar os objetivos traçados, que exigem uma análise contínua e uma abordagem prudente para garantir um crescimento sustentável neste e nos próximos anos, que é nosso maior objetivo”, finaliza.

Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados e análise interna. O relatório Índice é uma iniciativa da ABRAMAT e engloba dados produzidos pela FGV e IBGE e tem divulgação mensal pela Associação. 

Fonte: https://www.cimentoitambe.com.br/industria-de-materiais-de-construcao-apresenta-sinais-positivos/