Recursos virão de futuras concessões, com destaque para os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont
Para 2022, o ministério da Infraestrutura espera atingir a marca de 1 trilhão de reais em investimento, através de concessões de rodovias, portos, aeroportos, ferrovias e outras desestatizações. A marca será alcançada com os leilões de 16 aeroportos – destaque para Congonhas, em São Paulo-SP, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro-RJ. Além disso, haverá as concessões do Porto de Santos e do trecho da Ferrogrão, entre Sinop-MT e Miritituba-PA, que irão se somar à privatização de mais de 12 mil quilômetros de rodovias.
A expectativa foi confirmada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, ao participar da Paving Hybrid – feira sobre investimentos em infraestrutura que aconteceu recentemente em São Paulo-SP. “Os projetos estão bem estruturados e, por isso, estão nascendo com muita liquidez. Eles possibilitam taxas de retorno maiores, com possibilidade de ampliar a rentabilidade com receitas acessórias. É o melhor plano de concessões do mundo. É um programa que tem capacidade de transformar o país em um verdadeiro canteiro de obras nos próximos anos”, avalia.
No evento, o ministro apresentou o volume de privatizações realizadas de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. Em 3 anos, o governo federal coordenou 115 leilões, que totalizaram 550 bilhões de reais em investimentos. Os mais recentes incluíram as concessões das rodovias Presidente Dutra e da BR-381, além de linhas de transmissão de energia, terminais portuários, blocos da área de saneamento e a entrada da tecnologia 5G no Brasil. “Remodelamos os projetos para obter melhoria operacional, maior conectividade, uso de novas tecnologias e preços menores aos usuários. A Dutra, por exemplo, que é a maior concessão da história rodoviária do país, terá uma tarifa 35% menor”, diz.
Investidores exigem que projetos de infraestrutura atendam à temática da sustentabilidade
No painel de que participou, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas destaca que todo projeto de concessão deve vir acompanhado da incorporação da temática da sustentabilidade. “Os investidores querem ter a certeza de que os projetos são sustentáveis, uma vez que o fluxo financeiro estará cada vez mais atrelado a padrões ambientais”, acrescenta. Por isso, a pasta da Infraestrutura tomou como norma nas privatizações de rodovias incluir o plantio compensatório e as travessias de fauna. “Nossos projetos nascem com selo verde, por isso digo que eles são o estado da arte no que diz respeito à sustentabilidade”, afirma.
Em novembro, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas esteve em Paris-França, Milão-Itália, Madri-Espanha, Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes. Antes, também apresentou as concessões programadas para 2022 em Nova York, nos Estados Unidos. “É sempre importante conhecer, apresentar e ouvir as demandas do mercado internacional. Conseguimos reunir mais de 50 grupos de investidores nestas nossas viagens. A gente percebe o grande interesse pelo pacote de infraestrutura brasileiro, que já é uma grande realidade e vai transformar o futuro do Brasil”, concluiu o ministro.
Entrevistado
Reportagem com base na participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dentro da feira Paving Hybrid
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Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Fonte: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/investimento-em-infraestrutura-deve-atingir-r-1-tri-em-2022/