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O que buscam os consumidores nas pesquisas de materiais de construção para obras residenciais?

O que buscam os consumidores nas pesquisas de materiais de construção para obras residenciais?

Orçamento do FGTS para habitação é de cerca de R$ 106 bilhões; se for totalmente aplicado, representará um aumento anual de 8%

Este artigo complementa o anterior, Cinco meios de informações cobrem 95% dos consumidores de materiais de construção, quando apresentamos uma série histórica do Painel Comportamental de Consumo de Materiais de Construção, que comprova a importância das lojas físicas e sites/e-commerces de materiais de construção, YouTube, sites das empresas fabricantes e Instagram, na fase de pesquisas e informações sobre materiais de construção no pré-obra.

Aprofundando ainda mais a informação é possível levantar hipóteses, a respeito da ascendência desses cinco meios, mesmo antes do início do processo de compra dos materiais para obras/reformas residenciais.

Considerando sempre a média dos últimos três anos do Painel (detalhes das amostras no gráfico), as lojas físicas de materiais de construção, consultadas no pré-obra por 69,7% dos consumidores, atendem, fundamentalmente, informações transacionais (preços e condições de pagamento), inspiracionais (questões emocionais), sensoriais (tocar, ver, sentir, dimensionar etc.) e técnicas (questões racionais).

Ou seja, as lojas físicas cobrem todos os aspectos fundamentais na busca de informações.

Em seguida, os sites/e-commerces de materiais de construção, consultados no pré-obra por 42,4% dos consumidores, atendem, fundamentalmente, informações transacionais, inspiracionais e técnicas.

Obviamente, sempre faltará o aspecto sensorial.

Já o YouTube, consultado por 35,6% dos consumidores, atende, fundamentalmente, informações inspiracionais e técnicas;  sites das empresas fabricantes, consultados por 30,5% dos consumidores, atendem, fundamentalmente, informações técnicas (em muitos casos, principalmente nos materiais de acabamento, inspiracionais) e Instagram, consultado por 26,6% dos consumidores, atende, fundamentalmente, informações inspiracionais.

É claro que há intersecções e graduações, e mesmo faltas, como uma determinada loja física na qual o atendimento é desatencioso, ou sites/e-commerces nos quais os preços oscilam constantemente, ou vídeos e fotos toscas no YouTube e Instagram, ou falta de informações adequadas nos sites dos fabricantes…

No entanto, entender as principais motivações que tornam esses cinco meios fundamentais, pode ser decisivo nas futuras decisões de compra dos consumidores.

Fonte: https://fundacaodedados.com.br/2024/05/02/o-que-buscam-os-consumidores-nas-pesquisas-de-materiais-de-construcao-para-obras-residenciais/