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Pavimento de concreto pode ser alternativa para escassez de asfalto em obras

Pavimento de concreto pode ser alternativa para escassez de asfalto em obras

Esse esforço exige um compromisso com o combate aos desafios da desaceleração do aquecimento global.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, realizou uma reunião com a Petrobras em fevereiro para falar sobre como o mercado poderá suprir a demanda por asfalto no Brasil. A preocupação tem a ver com a alta quantidade de obras previstas no chamado Plano de 100 Dias do governo, que destinou investimento, somente até abril, de R$ 1,7 bilhão na construção, manutenção e revitalização de estradas federais nas cinco regiões do Brasil.

Por isso, os pavimentos feitos em concreto podem se tornar uma alternativa ainda mais necessária e importante. “Entendo que já há algum tempo a previsibilidade em relação ao asfalto tem diminuído. Não apenas do lado da oferta, mas também – e talvez principalmente – na oscilação de preços“, diz Valter Frigieri, diretor de Mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). “O setor de cimento já está posicionado para atender as demandas, não apenas pela eventual ausência do asfalto, mas principalmente porque hoje somos competitivos em boa parte dos projetos.”

Mestre em engenharia, Valter afirma que o setor teria total capacidade para atender às demandas dos projetos do governo, caso fosse necessário. “Estamos falando de qualidade, quantidade e de logística para entregar o produto em qualquer ponto do país que tenha uma rodovia em construção.”

No programa desenvolvido pelo Ministério, que prevê a facilitação do escoamento da safra agrícola de 2022/2023, a prioridade é realizar, até abril, intervenções nas estradas do Arco Norte, principalmente nas que dão acesso aos portos de Santarém (PA), Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA), e no Corredor Sul-Sudeste, nas vias que seguem até os portos de Santos (SP) e Vitória (ES). 

Ainda sobre o uso do pavimento de concreto, o diretor da ABCP conta que, no último ciclo de desenvolvimento do país, a indústria do cimento foi chamada a acompanhar o crescimento planejado do Brasil e elevou de forma significativa sua capacidade produtiva. “O cimento é usado para obras sociais, projetos que melhoram a infraestrutura das cidades e soluções construtivas que impactam a mobilidade, a logística e a produtividade local a favor do bem-estar dos brasileiros. Motivo pelo qual o consumo de cimento é usado como indicador de investimentos e de desenvolvimento do país.”

Utilização mais ampla e vantagens do concreto

Valter Frigieri conta que, pelas vantagens econômicas e sustentáveis, a porcentagem de vias em concreto está subindo no país. “Em relação à previsibilidade dos preços, entendo que os tomadores de decisão podem avaliar a série histórica de cada material e tirar suas conclusões. As vantagens do concreto se expressam na competitividade já no custo de construção, nas economias geradas ao longo do seu ciclo de vida por conta de uma menor manutenção, nos ganhos ao meio ambiente e na economia de combustível que o concreto possibilita.”

E completa ressaltando que os benefícios ficam ainda mais evidentes quando os números levam em conta uma projeção maior de tempo. “Se já somos mais competitivos no custo de construção, imaginem quanto de ganho é possível ao projetar uma estrada para 30 anos. Colocado em escala, esse raciocínio traria ganhos de grande impacto para o país.”

Fontes
Valter Frigieri, diretor de Mercado da ABCP

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

Fontes: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/pavimentacao-de-concreto-pode-ser-alternativa-para-escassez-de-asfalto-em-obras-do-governo/