Quando inicia uma obra sempre existe a dúvida qual é o tipo de cimento mais adequado e o melhor que existe no mercado. Porém para definir qual cimento utilizar é necessário conhecer todos eles e suas respectivas aplicações, sendo que cada tipo de cimento deve ser utilizado em uma etapa da obra, não existe o melhor tipo de cimento para toda sua construção, mas sim o melhor tipo de cimento para cada etapa da construção.
Cimento CP II
Iniciando entres os diversos tipos de cimento, começamos pelo que possui maior aplicação na construção civil, o cimento CP II, ou Cimento Portland, composto principalmente por calcário, argila, gesso e o clínquer. Ele é dividido em 3 outros produtos: CP II – E, CP II – F, CP II – Z.
Cimento CP II – E
A primeira subdivisão do cimento CP II, é a CP II – E, sua diferenciação na composição é que possui escória de alto – forno. Sua utilização na construção é em lajes, pilares e pisos, porém ele também é recomendado para construções sujeitas a maresia e meios agressivos, com isso, em casas no litoral é recomendado que utilize esse tipo de cimento também no reboco e demais partes.
Cimento CP II – F
Nesse tipo de cimento são encontrados compostos “filler” em sua composição. Sendo um dos tipos de cimento mais popular ele tem diversas aplicações, entre elas: estruturas de concreto armado, revestimento, argamassas. Mas fique atento, esse tipo de cimento não pode ser utilizado em meios agressivos, então não utilize em casas litorâneas.
Cimento CP II – Z
O cimento CP II – Z, possui em sua composição material pozolânico, tornando um cimento menos permeável. Seu uso é mais restrito, sendo utilizado em grandes construções, como obras subterrâneas e marítimas.
Cimento CP III
Depois de apresentarmos o tipo de cimento mais comum nas obras, é interessante conhecer um pouco sobre os outros tipos. O primeiro deles é o CP III, que possui uma quantidade de escória maior que o CP II – E, o que aumenta sua resistência em ambientes com alta agressividade. Ele é o mais utilizado em usinas de concreto devido seu maior tempo de pega, e sua utilização é bastante ampla, podendo ser utilizado em estruturas de concreto, argamassa e revestimento. Mas sua utilização é maior em obras de grande porte, devido sua maior eficiência, em obras menores é melhor utilizar o CP II – E.
Cimento CP IV
Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade. Porém seus usos mais comuns são em obras de grande porte, como galerias de esgoto, pontes e entre outras.
Cimento CP V ARI
Seguindo os tipos de cimento, o cimento CP V ARI (alta resistência inicial), é composto por clínquer e gesso, e sua principal caraterística é sua secagem ultrarrápida. Sua utilização é em artefatos de cimento pré-moldados e obras com necessidade de desforma em curto espaço de tempo. Muitos arquitetos procuram utilizar esse cimento nas fachadas para possuir menor deformação, deixando mais próximo do projeto inicial.
Fonte: https://www.suaobra.com.br/dicas/qual-melhor-tipo-de-cimento-em-uma-construcao (Adaptado em 16/09/2020).